1. Objetivos
O objetivo do curso é oferecer aos alunos a capacitação para tornarem-se grandes
profissionais, conforme as exigências do mercado. Os hospitais, clínicas, operadoras de
saúde, laboratórios, estão mais exigentes quanto a busca da qualidade dos serviços que
oferecem. Um profissional bem preparado tem maiores chances de conquistar uma
oportunidade de trabalho. O curso é voltado para o sexo feminino e masculino.
2. Proposta
O Curso de Aprimoramento em Atendente Hospitalar, contempla o total de 72 horas,
conforme o conteúdo proposto abaixo:
Conteúdo Programático
O curso está formatado para deixar o aluno apto a trabalhar como Atendente no ramo da
Saúde, pois o conteúdo abordado trata de como funciona todo o processo e tarefas da
função, bem como qual o perfil e postura do profissional.
No curso são estudados os seguintes tópicos:
- Principais Conceitos:
- Atendimento; Tratamento; Humanização; Acolhimento; Percepção; Comunicação;
- Qualidade
- O mercado de trabalho e suas características.
- Atributos exigidos pelas empresas.
- Tipos psicológicos de clientes: Quem são; Como tratá-los.
- Minhas Competências – CHA
- Perfil e atribuições das (os) recepcionistas:
- Recepcionistas de Pronto Atendimento;
- Recepcionistas de Internação;
- Recepcionistas de Ambulatório;
- Recepcionistas de SADT (Serviço de Apoio Diagnósticos e Terapêuticos).
- Qualidade do Atendimento
- Emocionais; Criatividade e proativo; Jogo de cintura e simpatia. Gestão das Emoções
- Motivação e entusiasmo.
- Organização e limpeza do ambiente.
- Marketing Pessoal – Dres Code
- Qualidade percebida pelo paciente/cliente.
- Fatores importantes para a qualidade na visão do paciente/cliente.
- O que o paciente/cliente espera do recepcionista
- Cliente/Paciente
- Quem são: O que procuram; Como encantar o paciente/cliente; Necessidades do
- paciente.
- Lidando com clientes difíceis.
- Atendimento telefônico.
- Como lidar com pacientes/clientes críticos.
- Humanização em saúde.
- Aspectos emocionais que envolvem o paciente.
- Necessidades do acompanhante.
- Comunicação e trabalho em equipe.
- Verbal e não Verbal;
- Relações no trabalho;
- Ética profissional;
- Organização do trabalho.
- A sala de espera.
- Particularidades do Atendimento em Saúde
- Operadoras dos Planos de Saúde.
- Principais Processos Operacionais:
- Abertura de Ficha de atendimento no Pronto Atendimento;
- Abertura de ficha de atendimento no ambulatório;
- Abertura de ficha de atendimento no SADT (Serviço de Apoio Diagnósticos e
- Terapêuticos);
- Internação de urgência;
- Internação eletiva;
- Principais termologias e uso: O que é AMB; O que é CID;
- Principais Guias: (TISS)
Aspectos legais na área da saúde:
Conceitos: o Serviço; o Produto; o Consumidor; o Fornecedor;
Lei 9656/98; o CDC – Código de Defesa do Consumidor –
Lei Nº 8.078/90; os direitos e deveres do paciente sobre a ótica do CDC – Código de
Defesa do Consumidor – Lei Nº 8.078/90.
3. Público alvo
Para profissionais que queiram atuar na área administrativa de Hospitais, Clinicas,
Laboratórios e buscam aprendizado completo com todas as responsabilidades
relacionadas à função objetivando o aumento de chances na inclusão no mercado de
trabalho.
4. Horário de Aula
2º e 4º (manhã) – 9h00 hrs ás 12h00 hrs
2º e 4º (tarde) - 14:00 hrs ás 17:00 hrs
2º e 4º (tarde) - 19:00 hrs ás 22:00 hrs
Sábado - 8:00 hrs ás 14:00 hrs
5. Certificação
Ao final do curso, o estudante que obtiver no mínimo 75% de presença e receberá a certificação com a carga horária de 72 horas.
6. Duração
Duração do Curso 03 meses.
7. Inscrição e documentos para efetivação da matrícula
A inscrição pode ser realizada através de nosso site Institucional
www.institutocimas.com.br ou diretamente em uma de nossas unidades. Para a
efetivação da matrícula, basta apresentar cópia simples dos seguintes documentos:
RG
CPF
Comprovante de residência
Certidão de nascimento