Você está em: Cursos Recepcionista em serviços de saúde [Presencial/Ao vivo e online]

 
 
1. Objetivos
O objetivo do curso é oferecer aos alunos a capacitação para tornarem-se grandes
profissionais, conforme as exigências do mercado. Os hospitais, clínicas, operadoras de
saúde, laboratórios, estão mais exigentes quanto a busca da qualidade dos serviços que
oferecem. Um profissional bem preparado tem maiores chances de conquistar uma
oportunidade de trabalho. O curso é voltado para o sexo feminino e masculino.
 
2. Proposta
O Curso de Aprimoramento em Atendente Hospitalar, contempla o total de 72 horas,
conforme o conteúdo proposto abaixo:
Conteúdo Programático
O curso está formatado para deixar o aluno apto a trabalhar como Atendente no ramo da
Saúde, pois o conteúdo abordado trata de como funciona todo o processo e tarefas da
função, bem como qual o perfil e postura do profissional.
No curso são estudados os seguintes tópicos:
  • Principais Conceitos:
  • Atendimento; Tratamento; Humanização; Acolhimento; Percepção; Comunicação;
  • Qualidade
  • O mercado de trabalho e suas características.
  • Atributos exigidos pelas empresas.
  • Tipos psicológicos de clientes: Quem são; Como tratá-los.
  • Minhas Competências – CHA
  • Perfil e atribuições das (os) recepcionistas:
  • Recepcionistas de Pronto Atendimento;
  • Recepcionistas de Internação;
  • Recepcionistas de Ambulatório;
  • Recepcionistas de SADT (Serviço de Apoio Diagnósticos e Terapêuticos).
  • Qualidade do Atendimento
  • Emocionais; Criatividade e proativo; Jogo de cintura e simpatia. Gestão das Emoções
  • Motivação e entusiasmo.
  • Organização e limpeza do ambiente.
  • Marketing Pessoal – Dres Code
  • Qualidade percebida pelo paciente/cliente.
  • Fatores importantes para a qualidade na visão do paciente/cliente.
  • O que o paciente/cliente espera do recepcionista
  • Cliente/Paciente
  • Quem são: O que procuram; Como encantar o paciente/cliente; Necessidades do
  • paciente.
  • Lidando com clientes difíceis.
  • Atendimento telefônico.
  • Como lidar com pacientes/clientes críticos.
  • Humanização em saúde.
  • Aspectos emocionais que envolvem o paciente.
  • Necessidades do acompanhante.
  • Comunicação e trabalho em equipe.
  • Verbal e não Verbal;
  • Relações no trabalho;
  • Ética profissional;
  • Organização do trabalho.
  • A sala de espera.
  • Particularidades do Atendimento em Saúde
  • Operadoras dos Planos de Saúde.
  • Principais Processos Operacionais:
  • Abertura de Ficha de atendimento no Pronto Atendimento;
  • Abertura de ficha de atendimento no ambulatório;
  • Abertura de ficha de atendimento no SADT (Serviço de Apoio Diagnósticos e
  • Terapêuticos);
  • Internação de urgência;
  • Internação eletiva;
  • Principais termologias e uso: O que é AMB; O que é CID;
  • Principais Guias: (TISS)
Aspectos legais na área da saúde:
Conceitos: o Serviço; o Produto; o Consumidor; o Fornecedor;
Lei 9656/98; o CDC – Código de Defesa do Consumidor –
Lei Nº 8.078/90; os direitos e deveres do paciente sobre a ótica do CDC – Código de
Defesa do Consumidor – Lei Nº 8.078/90.
 
3. Público alvo
Para profissionais que queiram atuar na área administrativa de Hospitais, Clinicas,
Laboratórios e buscam aprendizado completo com todas as responsabilidades
relacionadas à função objetivando o aumento de chances na inclusão no mercado de
trabalho.
 
4. Horário de Aula
2º e 4º (manhã) – 9h00 hrs ás 12h00 hrs
2º e 4º (tarde) - 14:00 hrs ás 17:00 hrs
2º e 4º (tarde) - 19:00 hrs ás 22:00 hrs
Sábado - 8:00 hrs ás 14:00 hrs
 
5. Certificação
Ao final do curso, o estudante que obtiver no mínimo 75% de presença e receberá a certificação com a carga horária de 72 horas.
 
6. Duração
Duração do Curso 03 meses.
 
 
7. Inscrição e documentos para efetivação da matrícula
A inscrição pode ser realizada através de nosso site Institucional
www.institutocimas.com.br ou diretamente em uma de nossas unidades. Para a
efetivação da matrícula, basta apresentar cópia simples dos seguintes documentos:
RG
CPF
Comprovante de residência
Certidão de nascimento