18/02/2014 São Paulo terá mamografia gratuita sem pedido médico!
Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde em São Paulo, exames de mamografia sem pedido médico. Basta realizarem a consulta no mês de aniversário. Para os demais casos, é necessário que um médico encaminhe a paciente para realizar a mamografia. A medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, que visitou Diadema nesta quarta-feira (5), município do ABC que recebeu a carreta-móvel do Programa Mulheres de Peito.
O objetivo é antecipar a descoberta do câncer de mama, o tipo de neoplasia mais frequente entre as mulheres no mundo. “O câncer é uma doença que é curável, queremos diagnosticar precocemente para poder dar o tratamento e tranquilidade à mulher”, afirmou Alckmin. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que neste ano serão diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil.
A ampliação do Programa Mulheres de Peito valerá a partir do dia 17 e se estenderá para hospitais da rede pública estadual, AMES e conveniadas contratadas pelo Estado. O resultado do exame de mamografia sai em até 48 horas. A recomendação, se não houver problemas, é realizar um nova checagem em dois anos. Caso contrário, as pacientes serão procuradas pela Secretaria de Saúde para a realização de biópsia.
O caminhão que chegou a Diadema, e permanecerá na cidade até o fim do mês, é o quinto veículo da frota que circulará na Região Metropolitana de São Paulo. A unidade móvel adaptada conta com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas e digitais. A expectativa é realizar 50 atendimentos diários. Anualmente são 60 mil exames de mamografia feitos pelo programa,lançado em dezembro. Segundo o governo estadual, houve um investimento de R$ 14 milhões.
Alckmin prometeu um novo programa para o público masculino. Batizado de “Filho que ama, leva o pai no AMES (Assistência Médica Especializada)”, ele permitirá a detecção do câncer de próstata.
Por BRUNO YONEZAWA
Materia publicada no site do Universidade Metodista de São Paulo em 05/02/2012
Para mais informações acesse o link da Notícia http://www.metodista.br/rronline/noticias/cidades/2014/02/diadema-inaugura-carreta-do-programa-mulheres-de-peito